quinta-feira, 25 de março de 2010

Essas pessoas não trabalham?

Meus agradecimentos à Fefa - homônima e também escritora deste singelo blog -, cujo ensaio me inspirou a escrever esta cronicazinha, que representa a expressão de tudo que sinto a repeito deste elegante modo de fazer notícia e outras bobagens igualmente irritantes.

Meus queridos, se tem algo que me choca mais do que um assassinato cruel de uma menina pequena, esse algo é a mobilização escrota de uma sociedade chata!

Não tinha intenção alguma de dar (ainda mais) bola a esse assunto, que não me convém nem um pouco, mas já não é mais possível. Sinto-me perseguido por informações que não quero consumir.

Hoje mesmo estava de bobeira, navegando despretensiosamente pela “teia que cobre o mundo”, quando fui atingido, bem na lateral esquerda do queixo, por uma notícia sobre o pitoresco caso Nardoni, como uma bola de golfe que vem cortando o vento bem na direção do seu rosto.

Eu, particularmente, já havia me enjoado deste caso logo na segunda notícia. Para a minha triste infelicidade, porém, as magnânimas massas não. Tampouco se enjoaram na terceira, quarta. Quinta... nada. Lógico que depois de um tempo as pessoas se esqueceram. Até porque, essa é a lógica comercial da mídia: as noticias tem um ciclo.

Quando se esqueceram surgiu outra coisa qualquer. Não me lembro também, é a lógica, já disse! Mas lembro da gripe suína... essa também teve seu ciclo (vide “Sobre Porcos” ou “Uma pequena revolta”). Duas semanas a mais de férias, duas semanas cheirando loló e esperando a morte da bezerra. Também caiu.

Para a infelicidade dos leitores (e para meu profundo desgosto), dada a disposição dos fatos, resolveu-se aproveitar as oportunidades para reciclar o caso Nardoni. Outstanding! Por “dada a disposição dos fatos” entendo o julgamento do casal atualmente mais cotado do Brasil.

A figura a seguir deve ser evitada por pessoas que possuem nervos fracos, gestantes e por quem simplesmente tem bom gosto ou um pingo de esclarecimento:


créditos da imagem a Thiago Scarelli/ UOL


Meus AMORES, lanço a seguinte retórica: essas pessoas não trabalham?



Essa é apenas uma das 50 fotos do acervo da uol sobre a ignorância de alguns. Depois que choveu pelo menos as pessoas foram embora, restou esse infeliz, com seus protestos altamente relevantes.

A comoção pública, dadas a frieza e a brutalidade do evento, é até compreensível, mas por uma semana, duas no máximo! Mais de um ano já se passou, mais de um ano!!! E lá permanecem as verdadeiras hordas de interessados no acontecimento. São pessoas que, por excelência, tem tanto a ver com o caso quanto o galho seco tem com a virgindade da macaca.


Se vocês querem, mas se vocês realmente QUEREM, dar bola para o que é divulgado pela imprensa, dêem. Sintam-se à vontade, fiquem chocados. Mas fiquem chocados por 15 minutos, não parem suas vidas por isso.


Ainda mais num país como o Brasil, onde, todos os dias (e várias vezes ao dia!), os direitos da população são insensivelmente atirados da janela do 6º andar.


As pessoas, como o indivíduo da foto, poderiam protestar em prol de algo mais produtivo como maiores volumes de dinheiro publico sendo destinados a saneamento básico ou mesmo cotas de impressão para os alunos de engenharia civil da UNICAMP. Ou então, ordem e progresso permanecerão apenas na nossa bandeira.


Não quis parecer comunista ou qualquer outra coisa (veja que não insisti em velhas raposas e procurei evitar o discurso tipicamente “chato”). Ademais, gostaria de pedir desculpas por estar levando ao fim um texto inútil e absolutamente improdutivo, agradecer à minha colega homônima pelas considerações técnicas e impessoais (graças aos deuses!), e tentar resgatar, nas ultimas linhas que me restam, a possibilidade de dar algum sentido a essa maluquice toda.


Aos leitores, uma charge, para dar utilidade (ainda que frívola) a esta crônica e descontrair:


5 comentários:

  1. Nem me fale. Eu não aguento mais essa mídia HIPÓCRITA. Infelizmente, já não acredito em mais nada. Recentemente vi imagens do meu trote na faculdade no Fantástico, como todo mundo sabe e não se cansa de me perguntar, e alteraram muita coisa. Eles vivem disso. Fico REVOLTADA. Logo menos escreverei por aqui. E, Fe... ótimo texto, como sempre. =)

    ResponderExcluir
  2. Fê! gostei do q vc falou ... viu?! precisou de DOIS anos, ê Brasil ... nao desiste nunca, nem que demore 2 anos .

    ResponderExcluir
  3. O mais hipócrita de tudo é que muito desses 'cidadãos de bem', tão chocados com o caso isabela, são os mesmo que quando chegam em suas casas,antes da novela das oito, batem nos filhos, mas só para educar...

    ResponderExcluir