quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Querido Jornalista..."


Fazia tempo que eu tava pra postar algo por aqui mas, ou não tinha tempo, ou não tinha o que postar.Enfim, aqui estou eu, já de férias (graças ao bom Deus!) deitada no sofá, quando decido pegar uma revista pra ler. A manchete do "CALA BOCA GALVÃO", frase tão lida por mim nesses últimos dias como o 1º lugar por diversas vezes nos Trending Topics do Twitter, me chamou a atenção e eu tive a infelicidade de abrir uma revista Veja. Puxa-saquismos à parte, a reportagem sobre o "Salve o Galvão, a ave em extinção" (rs), whatever, nem me afetou tanto. Foi até que sutil... A inspiração, ou melhor, indignação pra postar veio com a reportagem seguinte, sobre a nossa Seleção. Já que o assunto do momento é a Copa, falemos dela então!




"Trancada, isolada e muda, a seleção parece uma tropa que foi à guerra e esquece que a nação toda quer saber o que ela faz e está pensando."

Já ergui a sobrancelha ao ler este trecho; quase soltei uma gargalhada ao ler as próximas 1ªs linhas do texto. Palavras e termos como "infantaria", "ordens do comandante", "protegidos em seu QG", "entrincheirados" e "operação militar" me saltaram os olhos e me surgiu aquele pensamento: "PQP, o que eu to fazendo lendo isso?".
As páginas 90 e 91 da edição 2170, do dia 23 de junho de 2010 da revista Veja, são inteiramente dedicadas a atacar o técnico Dunga. Se você quer um ótimo exemplo de falta de imparcialidade jornalística, faça bom proveito! Em resumo, os jornalistas estão inconformados com a forma pela qual nosso técnico está lidando com a imprensa, ou seja, mantendo a máxima distância possível. Disseram que o General Dunga assumiu as rédeas de tal forma que "em plena ditadura, a liberdade era maior do que hoje", já que "na Copa de 70, três vezes por semana, dois jornalistas almoçavam com a delegação e falavam com quem queriam". Caramba, é uma pena que 40 anos depois alguém teve o bom senso de mudar isso!
Desde que assumiu o comando da Seleção, em 2006, Dunga vem sendo criticado. Não to aqui pra ficar defendendo ninguém, até mesmo porque não acho que ele seja o técnico perfeito e já fiquei várias vezes sem concordar com algumas atitudes dele. O que brasileiro não entende é que quem tá sendo pago pra trazer bom resultados é o Carlinhos aí, e nunca todo mundo vai se agradar cem por cento. Dunga não ganha um salário absurdo, que eu nem sonho em quanto seja (rs), pra agradar a mim ou a você; ele tem que trazer bons resultados! Ponto.
Desde que assumiu o comando, o Brasil conquistou uma Copa América, não lembro em qual ano, e a Copa das Confederações no ano passado. Venceu a maioria dos amistosos, deu um olé em Portugal com um 6x2, acho (me corrijam se eu tiver errada) e até a Argentina perdeu pra gente. Mesmo assim a imprensa vive em atacá-lo, direta ou indiretamente. Aliás, não quero generalizar as coisas, existem jornalistas sérios, mas não se pode fechar os olhos ao fato de que as pessoas gostam de ver a desgraça alheia... é incrível. Pra notícia, então... é um lucro danado ver o outro se fodendo ou, ao menos, insinuar coisas. (Ana Maria Braga que o diga, tadinha, mas esse assunto fica pra outro dia).
Enfim, voltando à reportagem, é óbvio que o Dunga tem que se fechar! Tem que fechar os treinos mesmo e não pode ficar dando muita corda pra imprensa. Se eu não me engano, aquela história de o Gilberto Silva ter machucado o tornozelo no treino e ser dúvida em Brasil x Costa do Marfim não passou de boataria de jornalista. Querem mais o que? Reportagens como essa que li existem pra dar e vender, nem é preciso procurar por elas; elas se sobressaem.
Eu quero resultado. Quero o Brasil nas 8ªs classificado em 1º do grupo G, quero o Brasil nas 4ªs, nas semifinais e na final. Claro, contra a Argentina e vencendo! Por que não? Acontece que querer não é poder. Dunga não é Deus e nem é obrigado a conseguir isso. O brasileiro vai se decepcionar, eu estarei incluída no meio caso sejamos eliminados, mas fazer o que? O Brasil não é o único com o sonho de vencer [mais] uma Copa do Mundo. Vamos torcer até o fim, gritar muito, suar a camisa, sofrer! Se não der, paciência! O importante é jogar bonito e mostrar algum desempenho favorável, raça, vontade!
Se formos eliminados vai todo mundo cair em cima do coitado até expulsá-lo. Já conhecemos essa história...

" 'Manda quem pode, obedece quem tem juízo', comentou o goleiro Júlio César [suspiros rs] na coletiva de sexta passada. É assim que vem sendo a vida dos pentacampeões mundiais em seu teatro de operações na África do Sul. [isso mesmo, TEATRO DE OPERAÇÕES! ¬¬] Aqui o que menos importa são as dificuldade de trabalho dos jornalistas [coitados!]. A questão é que, ao trancar os jogadores, impedir o acesso aos treinamentos e limitar ao máximo as entrevistas, o comandante Dunga, radicalizando seu maquiavelismo [!!!!!!!!], transmite a seguinte mensagem: [detalhe, sem aspas] assistam aos nossos jogos, torçam pela nossa vitória, mas por favor não nos importunem com críticas e pedidos. Faz com isso uma inversão de papéis, pois não são os jornalistas que ele afasta, mas todos os brasileiros que acompanham apaixonadamente a seleção à distância e ficam privados de informações".

Chega, pausa que eu vou vomitar.

5 comentários:

  1. Não sei nem por onde começar, rs

    Realmente, é muito prejudicial ficarmos privados das fofocas da copa, né?

    Estou com o técnico e com a parcela racional da população


    Afora, acho q o juíz que apitou o jogo contra a Costa dos morféticos deveria ser atirado aos leões

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque! =D

    Achei muito interessante o seu ponto de vista e concordo com a maioria das coisas que vc escreveu! (e não se preocupe, nem de longe seu texto ficou chato, tah mto legal mesmo!!!).

    Eu acho que a imprensa inventa moda e persegue a seleção (e o Dunda, em particular), porque VENDE. Porque o povo adora uma provocação, uma cutucada, uma crítica. E tb porque quando o assunto é futebol, a seleção brasileira NUNCA está boa. É a mesma coisa em toda Copa! O povo chia dizendo que o time pode sempre estar mil vezes melhor e ninguém nunca tá satisfeito. Se ganhamos, é tudo esquecido e somos os melhores. Se perdemos, é aquela chuva horrorosa de "eu não falei??"

    ResponderExcluir
  3. ah... concordo em partes. eu também acho que o povo nunca tá feliz, quando a seleção vai bem "ohh o dunga é demais", quando vai mal o dunga é burro. mas eu sinceramente não entendo algumas estratégias que ele tá usando, tipo trocar os jogadores nos ultimos minutos do segundo tempo, substituir os que fazem gol e, é claro, não ter convocado certos jogadores meia-boca que a gente tem. E ele se veste muito mal, ADMITAMOS.

    De resto, tudo bem.

    ResponderExcluir
  4. E outra, ninguem tem moral pra ficar falando o que ele deve fazer ou não. ele é técnico, suponho que seja uma das pessoas mais interessadas que o Brasil vença e deve saber o que faz né...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você jaque!
    Mas o fato é que a imprensa gosta é de tragédia!
    Não é atoa que as transmissões dos jogos do corinthians são mais frequentes que a dos outros grandes e bons times da capital.

    rsrs

    Abraços.

    Eltinho.

    ResponderExcluir