terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre Promessas

Falar de promessas é falar de metas e, praticamente implícito, metas que não pretendemos cumprir. Ou melhor, até pretendemos tê-las cumpridas, mas não queremos nos dar ao esforço...

Há as promessas de campanha, responsáveis por verdadeiros milagres, que já elegeram nomes ilustres como Maluf, Celso Pitta, dentre vários.

Há as promessas de fim de ano. Ou começo de ano. Tanto faz. São aquelas que enchem a gente de esperança de ter um ano novo menos ruim e nos deixam super empolgados por uma semana.

Dessa ordem existe um núcleo de 70% de promessas fixas (as que fazemos todo ano mas nunca cumprimos) e 30% de promessas “rotativas” que na verdade também são a sempre a mesma coisa, só que adaptadas às nossas conjecturas temporais.

“Este ano vou emagrecer 30 quilos”, “...vou para de fumar/beber/crack”, “...parar de trair minha esposa com a aluna da faculdade”. Não vou me dar ao trabalho de citar a qual grupo pertencem.

Os 30% restante são do tipo “quero ganhar uma bolsa de estudos no Singular”, “quero entrar numa faculdade pública”, “quero sair desta faculdade (preferencialmente formado)”, “quero arranjar um emprego bom”, “quero me aposentar logo, não agüento mais...”, “Santa Maria me leeeeva, me leva de uma vez!!!”. Salientando, apenas, que os dois últimos também podem ser acumulativos.

Dito isso, não são esses tipos de promessa que me interessam. RS.

Quer dizer, de certa forma interessam. Enfim...

Promessas fazemos todos os dias, são elas que nos dão forças para agüentar as maresias do cotidiano. É disso que este textículo trata, metas. Mais precisamente, das minhas metas.

Tenho promessas de meio de ano, dado que o período letivo aqui é semestral e a minha vida é em função da faculdade. rs... A Unicamp é uma megera monogâmica e esposa ciumenta.

Quase chegando ao que interessa, resta apenas explicar a idéia desta postagem (que, modéstias à parte, considero muito boa). A ideia é a seguinte, publicar minhas promessas - só as lights, óbvio - de meio de ano no blog matando dois coelhos com uma cajadada só: 1) estando registradas aqui elas não vão cair no esquecimento; 2) (mais importante que a 1) outras pessoas vão saber das minhas metas, de modo que, se no final do ano eu não tiver atingido alguma delas, será uma humilhação imensa para mim e isso vai me estimular a cumpri-las.

Três promessinhas básicas, c’mon:

• Passar em todas as matérias da facul,

• Parar de comer tranqueiras, deixar de ser vagabundo e ir à academia pra ficar sarado e forte,

• Escrever alguns posts pro blog não ficar abandonado

Verdadeiras bobagenzinhas, mas que vão determinar o meu sucesso ou meu total fracasso e minha vergonha perpétua. Rindo de quê? Aposto que você também tem suas promessinhas... por que não escreve elas aí em baixo? ;D

.

Abraços a todos.

.

9 comentários:

  1. minhas promessas pra esse semestre:
    -estudar mais (RS)
    -passar nessa bosta de vestibular logo pra não ter que estudar a independência do Brasil e a reprodução das esponjas de novo ano que vem
    -arrumar um namorado bonitointeligenteEengraçado
    -postar alguma coisa aqui até o fim do ano

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. continue postando seus textos magníficos e assinando a lista de presença pra mim aqui no blog. je t'aime.

    ResponderExcluir
  3. ='D

    awesome

    tb quero uma namorada suecaloiraePeituda

    ResponderExcluir
  4. eu qro uma namorada chamada nathaly

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. continuar a academia e ficar fodao
    arrumar um emprego fodao

    ResponderExcluir
  7. as minhas:
    - passar em Imuno sem exame (AHAM!) =P
    - estagiar nas férias de fim de ano (AHAM!)
    - engordar

    aaah, Fe... ótimo texto, as usually ;)

    ResponderExcluir
  8. HUAHAUHAU gostei do "as always"

    digo

    "as usually"

    beijos a tds =]

    ResponderExcluir
  9. paaaaaassei em imuno sem exame!!!! =D
    engordar só em sonho mesmo ¬¬

    ResponderExcluir