quinta-feira, 1 de outubro de 2009

É Fernandinho... babou





Acordando hoje, atrasada - como praticamente virou lei - qual a primeira notícia que mamãe me dá? "Filhaaaa, cancelaram o ENEM!"
Minha primeira reação foi, obviamente: "Er mãe, tá louca? Não me engana, não caio mais nessas". Após estar convencida de que realmente era sério, não consigo explicar, mas uma euforia enorme tomou conta de mim. "Como deixaram isso acontecer?". Pra quem não sabe exatamente o que aconteceu, o que acho improvável, é o seguinte:
Segundo uma reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", um homem entrou em contato com a redação afirmando ter em mãos as provas que seriam aplicadas neste fim de semana. Em troca, é claro, queria míseros R$500.000,00. Dando uma de quem aceita a sujeirada, um representante do jornal se encontrou com o homem e teve acesso à prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (vulgo Português). Dentre algumas questões, a reportagem cita uma com uma tirinha da personagem "Mafalda"; uma outra com a bandeira do Brasil faltando um pedaço da parte verde pintada, remetendo-nos à questão do desmatamento; e uma outra com o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade "No meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho" blábláblá.
Agora a minha opinião: sabe por que fiquei realmente feliz? Não por gostar de ver semeada a discórdia ahuaha, mas simplesmente porque são coisas como estas que mostram a pilantragem presente em TODOS os locais. Ora, ontem mesmo estava eu aqui escrevendo sobre política e corrupção, e hoje mais uma prova vem à tona. Se eu fosse pensar em mim e em todos os vestibulandos - aliás, eu penso - é óbvio que a coisa complica pro nosso lado: se quiserem aplicar a prova realmente como o nosso ministro disse, daqui a 30 ou 45 dias, vai calhar de coincidir com as datas dos principais vestibulares do país, ficaremos mais cansados, uma maior pressão vai cair em cima de nós, eu sei, eu sei.
Mesmo assim, continuo defendendo que sim, eu fico feliz com tudo isso. Esse Enem já começou errado; não sou rebelde, não fiquei questionando, xingando, dizendo que "nossa, que porcariaa, vai prejudicar todo mundo!", muito pelo contrário, acho que mudanças são sempre bem vindas, desde que bem planejadas. Este exame, porém, é uma prova de completa falta de planejamento. Digo isto não pra ser radical, mas se formos realmente parar pra pensar... como eram as coisas antes?
A prova era realizada no último domingo do mês de agosto e, teoricamente, nossas notas chegariam até nós na segunda quinzena de novembro. Não sei vocês, mas a minha nota chegou já era dezembro. Ok, beleza, eles dizem que vão reformular o Enem. Pô, legal! Essas mudanças, querendo ou não, iriam favorecer quem estuda em escolas particulares (boas e sérias escolas particulares) e quem faz cursinho. "Óóó, sinto-me na vantagem". Não, não é bem assim. Mudando a prova pra essa data, dias 3 e 4 de outubro, não adianta negar, não ia dar tempo de termos acesso às notas. Creio que os vestibulares talvez sim, mas é muita gente, tava muito em cima. Prova disso é que universidades como a UNICAMP, por exemplo, que exigiam que o aluno tirasse pelo menos uma nota diferente de zero na redação, este ano iria desconsiderá-la, pois só se saberia as notas em janeiro de 2010.
Acho esse formato de Enem bacana. É sempre bom dar uma dificultada porque isso seleciona os bons alunos, não adianta negar, ainda mais pelo fato de algumas universidades aderirem à prova como vestibular. Na minha opinião porém, faltou mais planejamento. Não era necessário agilizar tanto as coisas já pra este ano. Me corrijam se eu estiver errada, por favor, mas creio que surgiu esse papo de "vamos mudar o Enem" já era março ou abril deste ano. O processo foi tão rápido! Do nada nós, vestibulandos, soubemos que tudo mudaria pra este ano... não havia necessidade, não tão imediata. Se tivessem nos avisado no ano passado, por exemplo. Sabem como é né... as eleições presidenciais já estão aí... no final do mandato é toda essa correria pra dizer que algo foi feito, algo foi mudado. Ah, façam-me favores.
Acho que apesar de tudo isso muitos de nós nos preparamos - ou pelo menos tentamos nos preparar - pra esta prova. Foi bom isso ter acontecido não porque nós nos ferramos, hahaha, mas porque assim as pessoas podem conscientizar-se cada vez mais do quanto ainda as coisas devem melhorar, e do quanto há de coisas erradas por aí. Nem a educação escapou da corrupção, que bonito, que bonito.
E vamos lá, concordem comigo... no fundo, no fundo vai ser legal ver todo mundo se descabelando pra tentar resolver o problema. Minha mãe, muito bem informada como sempre, nunca vi igual, acaba de me dizer que agora as universidades não vão mais pegar a nota do Enem porque não vai dar tempo. Não confiem cem por cento nisso, mas acho que já era previsto.
É Haddad... agora descabela.




PS: bem que podiam divulgar a prova pra gente né? Agora que vazou mesmo... Vendo o lado positivo, agora poderemos estudar mais :B

2 comentários:

  1. MAAAS OLHA QUE BELEZAAAA! FOI SÓ FALAR :)

    http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/01/ult1811u396.jhtm

    ResponderExcluir