quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Revolução Sonolenta


Ontem eu conversei rapidamente com uma pessoa que me sugeriu: ''e você tem sono: durma; jogue um pouquinho as coisas para o alto...''

Certo, são duas coisas obvias e fáceis de serem feitas na teoria, mas na prática... quase impossível.Uma vez eu escutei um frase interessante ''o ser humano é o único animal que dorme sem estar com sono, e acorda quando ainda está cansado".
Tem frase mais verdadeira que essa?!

Não sou rebelde, nem contrária organização do dia-a-dia em horas, mas as vezes me pergunto, precisava mesmo ser tão cedo?
Será que é mesmo tão vantajoso ter aula/trabalho/curso as 7h? Não seria melhor as 8h? Analisando friamente, são só 60 minutos a mais na cama... mas uma pessoa que dorme 60 minutos a mais, com ctz é mais paciente, mais racional, mais humana.


Mas voltando ao mundo real, onde as pessoas acordam as 5h...

De uns anos para cá - para ser mais exata, desde 2007 quando começei a fazer cursinho - dormir é mais uma das coisas que eu faço não pelo prazer de relaxar depois de um dia cansativo por ter feito tantas coisas úteis, mas por um estado de quase exaustão mental.

Ok, amo a profissão que escolhi, mas são tantas informações tão diferentes, que eu penso como é possível aprender tanta coisa, e como eu farei para lembrar disso tudo daqui alguns anos.
Pra que eu estudo Locke, Hobbes e Rousseau em três matérias diferentes se no exame da ordem ninguém vai perguntar isso... eu preciso saber a teoria de cada um, mas não tudo, nem o nome dos filhos, o nome do cachorro.

Hoje me dei um presente...
Na verdade, foi mais que um presente... foi liberdade.
Já que Locke, Hobbes, Rousseau, Kant, Hegel e tantos outros, entraram em minha casa, abriram minha geladeira e sentaram na poltrona para assistir tv, na mais justo que usar o conceito de liberdade de Rousseau para explicar meu ato nesta chuvosa manhã de quinta-feira:
"Livre é aquele que é autônomo, ou seja, livre é aquele que toma suas próprias decisões''.
* Eu acordei com uma puta dor de garganta, mas sou adepta do 'só falto se estiver morrendo meeesmo', eu estava disposta a levantar, me arrumar, entrar na van e aguentar duas aulas de filosofia e duas aulas de Introdução ao Estudo de Direito. Nisso, minha consciência entrou em choque com a minha razão, e 5:10h da manhã eu discutia internamente o que seria mais lucrativo.
Eu já estava em pé, indo para o banheiro começar a me arrumar, quando o 'anjinho' [sim, eu disse o anjinho] da consciência berrou no meu ombro 'Menina, vc tem o que na cabeça? Vaiii dormir caramba, você está cansada, doente...''.

Nesse instante, usei e abusei da minha autonomia, mudei a direção e entrei no quarto da minha mãe, anunciei [com uma voz mais rouca que a do Darth Vader]: "Mãe, não vou hoje!". Liguei para o motorista da van, me afundei nas cobertas e acordei 10h da manhã.

E quer saber, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito!




3 comentários:

  1. 2 palavras pra vc hj...

    PENSA...
    INVEJA...

    ResponderExcluir
  2. é isso aee Fe.
    todo mundo tem o direito de estar cansado, inclusive nós (eu ahuahua) vestibulandos...
    to quase me dando este presente também.
    aliás, hoje vim pra casa pra dormir :)
    estou indo agora.
    também somos humanos.
    "defunto não vive" auahuaua, nem os mortos nem os vivos, tipo nós.
    beijos.

    ResponderExcluir